Centrifuga industrial láctea

CENTRÍFUGA INDUSTRIAL LÁCTEA

As indústrias lácteas são as companhias que processam o leite e todos os seus derivados. Essas empresas têm tarefas muito complexas durante o tratamento e a destinação do leite, pois para chegar ao ponto que o consumidor conhece no mercado, o leite ou os produtos fabricados com ele, passam por um rigoroso e delicado procedimento de limpeza, esterilização e ajuste de suas características principais. Mas nada disso é possível sem o uso de uma centrífuga industrial láctea, pois ela é a responsável pelas etapas mais críticas e importantes desse processo.

Quando ordenhado na fonte, o leite bruto obtido tem características variáveis de acordo com a raça, saúde, alimentação, região e idade do animal, entre outras coisas que podem influenciar na qualidade do leite. Além disso, é natural que esse produto chegue ao laticínio com o seu nível de pureza abaixo do ideal, pois a limpeza do animal e do ambiente pode deixar resíduos sólidos como terra, pelos, ou outros misturados ao leite. É preciso então remover todos esses sedimentos através de um processo chamado de clarificação, que é realizado pela centrífuga industrial láctea. Nesse processo, todos os sólidos indesejados são separados do leite, que passa a ser limpo. Mas a centrífuga industrial láctea, além dessa, tem outras funções de vital importância, e uma delas é o desnate e a padronização do leite para que possa ser comercializado em diferentes padrões ou para que possam ser obtidos os ingredientes principais para a fabricação de seus derivados como o queijo, a manteiga, o requeijão e o iogurte.

Uma das características variáveis do leite bruto é o teor de gordura, que pode apresentar grande diferença entre porções recebidas de diferentes origens e animais. Por isso, a centrífuga industrial láctea é necessária para regular e uniformizar as quantidades de gordura, também conhecida como creme de leite, proporcionado os tipos de leite conhecidos como desnatado, semi-desnatado e integral. Para obtenção desses tipos de leite, a centrífuga industrial láctea conhecida como desnatadeira faz a separação total do creme presente no leite, resultando assim no leite desnatado. Após o desnate, a centrífuga industrial láctea conhecida como padronizadora, que na maioria das vezes é a mesma desnatadeira, restitui uma pequena porção da gordura separada, incorporando de volta ao leite o teor exato de um por cento do volume de leite desnatado e decorrendo assim a produção do leite semi-desnatado. Essa mesma etapa também pode ser feita pela centrífuga industrial láctea reconstituindo a fração de três por cento do volume de leite, padronizando assim o leite integral.

Para saber mais ligue para 19 3227-7977 ou entre em contato