Clarificadora padronizadora

CLARIFICADORA PADRONIZADORA

A centrifuga clarificadora padronizadora restaurada pela Hiper Centrifugation, realiza com extrema precisão os processos de clarificação e padronização, onde as impurezas são removidas e o teor de gordura é padronizado no leite de acordo com a necessidade da produção. Dependendo do tipo de leite que se espera produzir, a centrifuga clarificadora padronizadora vai ajustar essa quantidade de gordura, também conhecida também como creme, que pode variar e determinar o tipo de leite da seguinte forma:

O leite integral, com maior quantidade de nutrientes, contém no mínimo 3% de gordura, o leite semi-desnatado contém quantidade reduzida de gordura, ficando entre 0,6% e 2,9%, e o leite desnatado, que é isento ou contém o menor teor de gordura, fica com percentual variando até 0,5%. Já no processo de clarificação, a centrifuga clarificadora padronizadora realiza a limpeza do leite, retirando todas as impurezas e deixando o leite limpo e puro.

PADRONIZAÇÃO

O processo de padronização consiste na alimentação do leite na centrifuga clarificadora padronizadora a uma temperatura de 45°C e, através da força centrifuga, a gordura (creme) é separada e sai por um lado da tubulação enquanto o leite tem saída pelo outro lado.

A execução da padronização se deve a força centrifuga que separa os produtos através da diferença de densidades, o leite bruto é inserido dentro do tambor da centrifuga clarificadora padronizadora que destina cada fase para uma tubulação de saída.

O leite, que é a fase mais pesada, por ter a densidade mais elevada que a gordura, assim que entra no tambor é direcionado para a extremidade, o creme com a densidade menor (fase mais leve) se mantém no centro do tambor, e assim separadas, cada fase escoa para uma câmara, onde são coletadas e bombeadas pelas tubulações de saída da máquina.

Para manter o controle do teor de gordura no leite, a centrifuga clarificadora padronizadora conta com uma válvula de contra pressão que faz a regulagem necessária da gordura para garantir a qualidade do leite de acordo com os critérios da produção corrente.

CLARIFICAÇÃO

A clarificação é o processo de limpeza do leite. Durante a ordenha e transporte o leite acaba adquirindo partículas indesejadas fazendo com que a pureza do leite seja afetada. A centrifuga clarificadora padronizadora é capaz de limpar completamente o leite através da separação por densidade. O processo é similar ao da padronização, a diferença é que o leite por ser mais leve  se mantém no centro, já as partículas sólidas indesejadas são arremessadas para as extremidades e continuam dentro do tambor da centrifuga durante o processo, apenas o leite limpo e puro é encaminhado a uma tubulação e para o próximo processo. O material armazenado no tambor é removido posteriormente durante a limpeza da máquina.

Para saber mais ligue para 19 3227-7977 ou entre em contato