Desnatadeira de leite
DESNATADEIRA DE LEITE
Este modelo de equipamento tem como objetivo retirar a gordura do leite ordenhado, visando reduzir e nivelar as taxas ou ainda proporcionar um leite magro e isento de gordura. O consumo do leite bovino tem muitos benefícios para o organismo humano, tais como ingestão de proteínas, açúcares, sais minerais e vitaminas, entre outros.
Porém, este tipo de gordura, também conhecida como nata ou creme de leite, costuma apresentar taxas variáveis devido a diversos fatores, sendo influenciadas principalmente pela alimentação do animal, além da idade, raça, saúde, etc. Em muitos casos este tipo de gordura, se torna excessiva ou desnecessária, dependendo da aplicação a qual se destina. Sendo assim, a desnatadeira de leite vem cada vez mais ganhando mercado, desde o pequeno produtor até as grandes empresas de laticínios, principalmente porque o creme excedente retirado do leite é usado na fabricação de muitos dos seus derivados.
TECNOLOGIA
Os modelos e capacidades da desnatadeira de leite variam de acordo com necessidade de cada indústria, que especificamente terá que estimar sua produção média, possibilitando o dimensionamento ideal para sua demanda. De maneira geral, ela foi projetada e desenvolvida com o mesmo princípio de tecnologia que é aplicada para qualquer situação, usando uma elevada força centrífuga que é gerada pelo eixo girando em alta rotação, fazendo ocorrer um processo de separação dos componentes ao entrarem no tambor separador pela diferença de densidade das fases leve e pesada.
Esse processo ocorre de maneira muito simples, onde a gordura por ter uma densidade inferior a do leite, se mantém no centro, e o leite é arremessado para as extremidades do tambor. Na desnatadeira de leite existem duas câmaras, onde uma está relacionada ao creme e outra para receber o leite desnatado, que são direcionados separadamente para suas respectivas saídas.
Assim como as clarificadoras e padronizadoras, a desnatadeira também tem dois tipos de configuração de limpeza, sendo elas autolimpantes ou manuais. Sendo assim, a desnatadeira de leite manual terá a sua limpeza dependente de seu operador, que realizará as limpezas diárias, sempre aos términos do turno de trabalho, ou quando necessário.
No modelo automático da desnatadeira de leite, o painel elétrico contém um CLP (Controlador Lógico Programável) permitindo que o tempo das descargas seja pré-definido na programação, para que seja possível retirar os sólidos de dentro do tambor, usando as válvulas solenóides para abertura e fechamento do pistão deslizante que libera a expulsão dos sólidos.
APLICABILIDADE
Após a separação, saem dois produtos que poderão ser utilizados para fabricação de outros tipos de alimentos derivados do leite. No caso da reutilização do creme, são produzidos a manteiga, o doce de leite, o requeijão, o iogurte e o queijo, entre outros.
Após passar pela desnatadeira de leite, este estará isento de gordura e clarificado, ou higienizado, podendo então ser comercializado como um produto finalizado para consumo como leite desnatado. Com o uso de uma desnatadeira de leite que também é padronizadora, é possível restituir parte do creme separado ao leite, determinando o teor requerido de gordura para obtenção do leite semi-desnatado ou do leite integral.
Utilizar uma desnatadeira de leite e uma padronizadora significa mais do que apenas redução de custos, ela gera agilidade nos processos e garante sempre a qualidade no produto final.
Por fim, trabalhar com a Hiper Centrifugation, que é especialista no fornecimento e manutenção de desnatadeira de leite, tem muitas vantagens como o estoque com diversos itens de reposição, assistência técnica especializada com técnicos especializados e prontos para realizarem manutenções preventivas, preditivas e corretivas, além da Hiper Centrifugation também oferecer uma oficina completa para todos os tipos de restaurações mecânicas, estéticas e eletrônicas dos equipamentos.