Purificador de óleo lubrificante

PURIFICADOR DE ÓLEO LUBRIFICANTE

Lubrificante é o óleo utilizado em sistemas mecânicos de transmissão de movimento, com a finalidade de reduzir o atrito e a temperatura gerada pelo deslizamento, giro ou contato entre as partes móveis e fixas do conjunto. Esses óleos podem ser de origem mineral ou sintética e devem apresentar características uniformes e controladas de umidade, pureza e viscosidade entre outras, que influenciam em sua eficiência de lubrificação. Todas essas características são obtidas pelo uso do purificador de óleo lubrificante nas etapas principais de preparação do produto.

Durante o trabalho do equipamento sem o uso do purificador de óleo lubrificante, o atrito das partes móveis desprende partículas metálicas geradas pelo desgaste do conjunto. Esses sedimentos depositados no óleo, embora sejam de dimensões muito pequenas, podem ser transmitidos através do óleo para outras partes que também estão sendo lubrificadas, acelerando assim o desgaste do conjunto completo pela perda de eficiência na lubrificação, além de causar à queda da potência mecânica efetiva e elevar a corrente elétrica e o consumo de energia.

purificador de óleo lubrificante trabalha no tratamento do óleo fazendo a remoções da água e dos sedimentos e partículas em suspensão ou contaminantes sólidos e borras resultantes do trabalho dos equipamentos.

Quando o óleo usado é removido do sistema de lubrificação sem ser processado pelo purificador de óleo lubrificante, este não pode ser reusado no estado em que foi drenado. Portanto, a sua destinação torna-se um problema, já que ele também não pode ser descartado pelo seu alto potencial de contaminação dos rios, do solo ou das redes de esgoto. Essa demanda crescente de direcionamento desse resíduo gerou muitas oportunidades aos empreendedores que, com a utilização do purificador de óleo lubrificante, fazer a recuperação desse óleo e acabam agregando valor ao produto que passa a ser usado como ingrediente na fabricação de sabões ou até de óleos combustíveis.

Antes da limpeza no purificador de óleo lubrificante, dependendo da origem do óleo e do estado em que ele se encontra, é necessária uma filtração para remoção da sujeira mais grossa ou das partículas sólida maiores antes da entrada na centrífuga. Embora seja uma possibilidade para os coletores de óleo fazer esse tratamento com o purificador de óleo lubrificante, aumentando a sua capacidade de renda na revenda do material com maior valor agregado, a maior vantagem fica mesmo com a empresa que faz o desuso do óleo, pois além da redução significativa da necessidade de descarte do óleo e dos custos com transporte desse resíduo, ainda desempenham um papel muito importante na preservação do meio ambiente, uma vez que os rios e o solo ficam livres dessa contaminação, conservando a fauna e a flora local.

Para saber mais ligue para 19 3227-7977 ou entre em contato