Purificador de óleo
PURIFICADOR DE ÓLEO
O purificador de óleo por ação centrífuga é o sistema mais eficiente para manter a qualidade dos óleos minerais e vegetais usados como lubrificantes ou combustíveis. A centrífuga purificadora é essencial também para recuperação de óleos e reaproveitamento na fabricação de sabão ou biodiesel. Tanto o óleo virgem quanto o usado passam pelo purificador de óleo para que possam atingir os níveis de qualidade desejados para cada aplicação em que se destinar.
A purificação é a separação dos líquidos indesejados que possam estar misturados no óleo, principalmente a água, que é contaminante e reduz a capacidade de lubrificação ou de combustão do óleo. O purificador de óleo também faz a clarificação do óleo simultaneamente a esse processo, que é a remoção de todas as partículas sólidas tais como sujidades que podem comprometer as características esperadas do produto.
ÓLEO LUBRIFICANTE
O óleo lubrificante visa facilitar o deslizamento ou a rotação de partes móveis de um equipamento mecânico reduzindo o atrito entre as peças. O purificador de óleo entra no sistema de circulação do óleo após uma etapa ou ciclo de lubrificação, quando o óleo absorve umidade para reduzir e controlar a temperatura e partículas sólidas provenientes do desgaste natural das peças, como limalha, borra ou outras matérias prejudiciais ao processo de lubrificação. Em sistemas com grande volume de óleo lubrificante e necessidade de precisão e eficiência de lubrificação, o purificador de óleo fica instalado em série com o equipamento a ser lubrificado, sendo que todo o óleo que sai do reservatório passa pelo purificador de óleo para remoção da umidade e da sujidade antes da alimentação do sistema, seguindo depois novamente para o tanque de reserva e resfriamento.
ÓLEO COMBUSTÍVEL
O uso de óleo como combustível em motores à combustão está definido no mercado! E cada vez surge mais alternativas para substituição ou complementação do diesel, visando à redução das emissões poluentes na atmosfera. Os diferentes tipos de óleos de origem vegetal ou animal que estão sendo reaproveitados para essa finalidade são processados pelo purificador de óleo para que possa apresentar condições de uso como parte do composto, como o biodiesel, por exemplo. Várias empresas estão coletando os óleos já usados em diversas áreas e, com o purificador de óleo, fazendo a limpeza com remoção da umidade e das substâncias sólidas contaminantes geradas pelo uso anterior, proporcionando assim que esses materiais sejam usados como ingrediente na fabricação do biodiesel e principalmente evitando o descarte indevido que causa a contaminação dos rios e do solo.